5 livros indispensáveis sobre gestão de pessoas

A educação contínua e a busca por novos conhecimentos devem nortear qualquer pessoa, principalmente aquelas atuantes no mercado de trabalho, seja com cursos, palestras, podcasts, documentários ou livros.

Mas diferente do que acontecia tempos atrás – quando os colaboradores aprimoravam exclusivamente suas habilidades técnicas (hard skills) – muito tem-se falado sobre a necessidade de se desenvolver as habilidades comportamentais (soft skills) e a gestão de pessoas está entre os principais temas.

Não apenas para profissionais da área de RH, a habilidade de gerir pessoas – sejam grandes times ou um único estagiário – reflete a capacidade de liderança de um profissional e como ele está preparado para galgar novos e maiores desafios em sua carreira.

Como adquirir informações de qualidades é essencial, listamos 5 livros indispensáveis sobre gestão de pessoas. Boa leitura!

1. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações
Autor: Idalberto Chiavenato

A obra parte dos novos desafios da gestão de pessoas e direciona a atenção do leitor para seis ações que, inerentemente, se conectam em rede: agregar, recompensar, desenvolver, monitorar, manter e, por fim, aplicar pessoas. Juntos, esses tópicos constituem a base estrutural do livro e a base da gestão de qualquer equipe dentro de uma organização.

2. Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes
Autor: Stephen R. Covey

Presença constante na lista de best-sellers, o livrotem uma abordagem holística e integrada à solução dos problemas pessoais e profissionais baseada em princípios. Com mais de 25 milhões de exemplares vendidos e traduzido para 38 idiomas, este manual revolucionário nos mostra como alcançar a paz de espírito e adquirir confiança por meio dos alicerces do comportamento humano no caráter e da compreensão dos princípios, não se detendo apenas a práticas.

Desde a primeira edição deste livro, os 7 hábitos mudaram não apenas o que as pessoas pensam sobre influência e realização pessoal, como também as atitudes motivadas por essas ideias. Os 7 hábitos, na verdade, modificaram a linguagem que usamos, a partir dos seguintes conceitos:

  • seja proativo;
  • comece com o objetivo em mente;
  • primeiro o mais importante;
  • pense ganha/ganha;
  • procure primeiro compreender, depois ser compreendido;
  • crie sinergia;
  • afine o instrumento.

3. Como dizer? A arte de dar e receber feedback
Autor: Eliana Pita

Na realidade dos atuais gestores no que se refere a feedback, a máxima vigente é: “Quando não há o que dizer, significa que está tudo bem. E se há algo a ser dito é porque precisa ser corrigido.” Esse pensamento é fruto da crença de que a obrigação dos colaboradores é fazer bem-feito e ponto final.

O objetivo do livro é desmistificar esse mito do feedback como sendo algo negativo. Do ponto de vista da autora, o feedback é uma ferramenta de autodesenvolvimento e, a partir do momento em que passa a ser vista como tal dentro da organização, os colaboradores sentem-se estimulados e encorajados a continuar desempenhando suas funções e melhorando cada vez mais, pois nestes casos, o feedback funciona como um combustível de motivação.

4. Comece pelo porquê: Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir
Autor: Simon Sinek

Por que algumas pessoas e organizações são mais inovadoras, admiradas e lucrativas do que outras? Por que algumas despertam grande lealdade por parte de clientes e funcionários?

Para Simon Sinek, a resposta está no forte senso de propósito que as inspira a darem o melhor de si para uma causa expressiva – o porquê.

Ao publicar esse livro, o autor iniciou um movimento que tem ajudado milhões de pessoas a encontrar um sentido maior no próprio trabalho e, assim, inspirar colegas e clientes.

Ilustrando suas ideias com as fascinantes histórias de Martin Luther King, Steve Jobs e os irmãos Wright, o autor mostra que as pessoas só irão se dedicar de corpo e alma a um movimento, ideia, produto ou serviço se compreenderem o verdadeiro propósito por trás deles.

Nesse livro, você verá como pensam, agem e se comunicam os líderes que exercem a maior influência, e descobrirá um modelo a partir do qual as pessoas podem ser inspiradas, movimentos podem ser criados e organizações, construídas. E tudo isso começa pelo porquê.

5. Liderando Mudanças
Autor: John Kotter

O processo de oito etapas de John Kotter para gerenciar mudanças com resultados positivos se tornou a base para líderes e organizações em todo o mundo e é mais necessário do que nunca.

Ao descrever os passos que toda organização deve seguir para atingir seus objetivos e ao identificar onde e como os melhores desempenhos atrapalham durante esse processo, o autor fornece um recurso prático para que você tome as iniciativas frente às mudanças. Além disso, a obra apresenta um conjunto de ferramentas práticas sobre como abordar o trabalho difícil, porém crucial, de liderar as transformações em qualquer tipo de organização.

Compartilhe esse post

Últimas postagens

Cinco Tendências de RH para 2024

Este ano está representando uma transformação nas práticas de Recursos Humanos. Com o mercado de trabalho em constante transformação e as expectativas dos colaboradores mudando rapidamente, é crucial que as empresas acompanhem as tendências emergentes.
A Bee Vale está sempre atenta a tudo que acontece no mercado de trabalho, principalmente nas principais tendências que envolvem o RH, pensando no melhor para as empresas e seus colaboradores.

Leia mais »

Nova identidade visual da Bee Vale

A Bee Vale está em uma nova fase, com uma identidade visual moderna e alinhada aos seus objetivos. A empresa continua focada em oferecer serviços de alto nível, com facilidade e tecnologia.

Leia mais »