Em tempos de grandes desafios no mercado de trabalho, uma das principais medidas que as empresas devem buscar é manter os colaboradores motivados.
Nem sempre salários altos são o que retêm os profissionais talentosos em uma empresa. Um ambiente de trabalho saudável, confortável e a forma como os líderes incentivam os colaboradores têm um peso muito mais decisivo.
Por isso, é fundamental encontrar alguns caminhos para que uma equipe não apenas apresente resultados, mas também se sinta engajada para dar o seu melhor. Quer saber como motivar seus funcionários? Confira algumas dicas que preparamos:
1. Elogie sempre que possível
Todo ser humano precisa de estímulos constantes para se manter determinado a alcançar metas. Por isso, um dos papéis dos líderes de empresas é ter sensibilidade suficiente para reconhecer quando algo é feito com efetividade.
Sendo assim, durante as reuniões, procure elogiar os colaboradores sempre que for possível, pois essa é a forma mais rápida de gerar entusiasmo e, consequentemente, manter todos engajados.
Além disso, é sempre importante dar um propósito à equipe para que eles reconheçam o quanto o papel deles dentro da empresa é essencial para o crescimento e sucesso de todos.
2. Dê atenção à saúde emocional dos colaboradores
Outro fator importante que deve ser encarado como prioridade para motivar seus colaboradores é oferecer suporte para a saúde mental e física.
Ainda mais em tempos difíceis pelos quais estamos passando, investir em apoio psicológico ou oferecer assistência mostra o cuidado que a empresa tem com toda equipe.
Dependendo do número de colaboradores, vale a pena avaliar o investimento em um profissional da área de saúde mental que fique alocado atendendo de forma individualizada ou em grupo.
3. Ofereça Plano de Carreira
Um dos fatores que desmotiva os colaboradores é quando a empresa não oferece um plano de carreira para que possa crescer dentro da empresa.
Quando os colaboradores conseguem vislumbrar que podem, com o tempo, angariar novos cargos, eles se sentem mais confiantes para continuar na organização.
4. Tenha uma lista de benefícios para oferecer
Aliado ao plano de carreira, a retenção de talentos também se dá através dos benefícios que a empresa oferece, como plano de saúde, vale alimentação, vale refeição, plano odontológico, transporte, auxílio combustível, vale cultura, entre outros.
Pesquisas apontam que um dos fatores que mais são avaliados pelos trabalhadores na hora de se candidatar e se manter em uma vaga de emprego são os benefícios flexíveis que ela oferece.
5. Dê suporte para a capacitação constante
Promover e estimular o desenvolvimento do profissional é mais uma forma de mantê-lo motivado. A estagnação é prejudicial tanto para a empresa como para o colaborador e, por isso, é preciso ver a educação como investimento e não como custo para o negócio. Convidar especialistas para dar palestras, fazer seminários e fechar planos com instituições de ensino são excelentes alternativas para manter uma equipe em evolução.