A educação contínua e a busca por novos conhecimentos devem nortear qualquer pessoa, principalmente aquelas atuantes no mercado de trabalho, seja com cursos, palestras, podcasts, documentários ou livros.
Mas diferente do que acontecia tempos atrás – quando os colaboradores aprimoravam exclusivamente suas habilidades técnicas (hard skills) – muito tem-se falado sobre a necessidade de se desenvolver as habilidades comportamentais (soft skills) e a gestão de pessoas está entre os principais temas.
Não apenas para profissionais da área de RH, a habilidade de gerir pessoas – sejam grandes times ou um único estagiário – reflete a capacidade de liderança de um profissional e como ele está preparado para galgar novos e maiores desafios em sua carreira.
Como adquirir informações de qualidades é essencial, listamos 5 livros indispensáveis sobre gestão de pessoas. Boa leitura!
1. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações
Autor: Idalberto Chiavenato
A obra parte dos novos desafios da gestão de pessoas e direciona a atenção do leitor para seis ações que, inerentemente, se conectam em rede: agregar, recompensar, desenvolver, monitorar, manter e, por fim, aplicar pessoas. Juntos, esses tópicos constituem a base estrutural do livro e a base da gestão de qualquer equipe dentro de uma organização.
2. Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes
Autor: Stephen R. Covey
Presença constante na lista de best-sellers, o livrotem uma abordagem holística e integrada à solução dos problemas pessoais e profissionais baseada em princípios. Com mais de 25 milhões de exemplares vendidos e traduzido para 38 idiomas, este manual revolucionário nos mostra como alcançar a paz de espírito e adquirir confiança por meio dos alicerces do comportamento humano no caráter e da compreensão dos princípios, não se detendo apenas a práticas.
Desde a primeira edição deste livro, os 7 hábitos mudaram não apenas o que as pessoas pensam sobre influência e realização pessoal, como também as atitudes motivadas por essas ideias. Os 7 hábitos, na verdade, modificaram a linguagem que usamos, a partir dos seguintes conceitos:
- seja proativo;
- comece com o objetivo em mente;
- primeiro o mais importante;
- pense ganha/ganha;
- procure primeiro compreender, depois ser compreendido;
- crie sinergia;
- afine o instrumento.
3. Como dizer? A arte de dar e receber feedback
Autor: Eliana Pita
Na realidade dos atuais gestores no que se refere a feedback, a máxima vigente é: “Quando não há o que dizer, significa que está tudo bem. E se há algo a ser dito é porque precisa ser corrigido.” Esse pensamento é fruto da crença de que a obrigação dos colaboradores é fazer bem-feito e ponto final.
O objetivo do livro é desmistificar esse mito do feedback como sendo algo negativo. Do ponto de vista da autora, o feedback é uma ferramenta de autodesenvolvimento e, a partir do momento em que passa a ser vista como tal dentro da organização, os colaboradores sentem-se estimulados e encorajados a continuar desempenhando suas funções e melhorando cada vez mais, pois nestes casos, o feedback funciona como um combustível de motivação.
4. Comece pelo porquê: Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir
Autor: Simon Sinek
Por que algumas pessoas e organizações são mais inovadoras, admiradas e lucrativas do que outras? Por que algumas despertam grande lealdade por parte de clientes e funcionários?
Para Simon Sinek, a resposta está no forte senso de propósito que as inspira a darem o melhor de si para uma causa expressiva – o porquê.
Ao publicar esse livro, o autor iniciou um movimento que tem ajudado milhões de pessoas a encontrar um sentido maior no próprio trabalho e, assim, inspirar colegas e clientes.
Ilustrando suas ideias com as fascinantes histórias de Martin Luther King, Steve Jobs e os irmãos Wright, o autor mostra que as pessoas só irão se dedicar de corpo e alma a um movimento, ideia, produto ou serviço se compreenderem o verdadeiro propósito por trás deles.
Nesse livro, você verá como pensam, agem e se comunicam os líderes que exercem a maior influência, e descobrirá um modelo a partir do qual as pessoas podem ser inspiradas, movimentos podem ser criados e organizações, construídas. E tudo isso começa pelo porquê.
5. Liderando Mudanças
Autor: John Kotter
O processo de oito etapas de John Kotter para gerenciar mudanças com resultados positivos se tornou a base para líderes e organizações em todo o mundo e é mais necessário do que nunca.
Ao descrever os passos que toda organização deve seguir para atingir seus objetivos e ao identificar onde e como os melhores desempenhos atrapalham durante esse processo, o autor fornece um recurso prático para que você tome as iniciativas frente às mudanças. Além disso, a obra apresenta um conjunto de ferramentas práticas sobre como abordar o trabalho difícil, porém crucial, de liderar as transformações em qualquer tipo de organização.