Você já ouviu falar em benefícios flexíveis? Afinal, atrair os melhores talentos para sua organização nunca foi tão difícil. O mercado está cada vez mais competitivo e os colaboradores estão cada vez mais cientes do seu valor para as organizações. Ou seja, o trabalho das empresas é entregar os melhores benefícios possíveis para atrair os melhores colaboradores.
Então, continue lendo este post e entenda porquê é tão importante agradar os funcionários com benefícios flexíveis.
Imagine que sua empresa ofereça os benefícios mais básicos, como vale alimentação, refeição, auxílio-creche e plano de saúde. Agora, vamos analisar cada um desses benefícios de acordo com a situação dos funcionários.
Nem todos os benefícios são valiosos para todos os colaboradores. Por exemplo, para um funcionário que não tem filhos, o auxílio-creche é completamente inútil. Já um casado, que já está no plano de saúde do parceiro, não precisa de um novo. Percebeu como isso pode ser um problema?
As empresas têm a missão de reconhecer e celebrar a individualidade de cada colaborador e a adoção de benefícios flexíveis é uma forma de fazê-lo. Os pacotes personalizados viabilizam o reconhecimento das necessidades individuais e o modelo é muito fácil de ser implementado.
Basicamente, as empresas definem uma verba para cada colaborador, de acordo com a sua faixa salarial, permitindo que ele escolha as opções que são mais interessantes para ele.
Os benefícios flexíveis ajudam tanto o funcionário quanto a empresa
Do ponto de vista do funcionário, esse sistema é extremamente interessante. A flexibilidade permite ter um sistema que seja totalmente voltado para a necessidade de consumo dele. Ou seja, sua vida é muito mais fácil e a remuneração é muito mais valiosa.
Essa vantagem leva a diversas consequências positivas. O colaborador se sente mais valorizado, além de ter sua individualidade celebrada. Ou seja, ele se sente importante para a empresa como pessoa.
O resultado é um aumento no senso de pertencimento. Afinal, se a empresa se preocupa com ele dessa forma, naturalmente o colaborador também se preocupa com a empresa. Logo, a motivação é ainda mais alta.
Além disso, existe a questão da produtividade, que está diretamente ligada à motivação. E se o colaborador escolhe benefícios que têm relação com as suas necessidades, isso fica claro no seu desempenho.
Para a empresa, os resultados também são claros. Além do aumento da motivação e da produtividade, que evidentemente são ótimos para a organização, também existe uma diminuição no turnover.
A alta rotatividade de funcionários é um enorme problema para as organizações, que precisam gastar tempo e dinheiro em treinamento, sem falar no custo “invisível” do entrosamento.
Por fim, além de reter os melhores funcionários, esse sistema também ajuda a atrair os maiores talentos. Hoje em dia, os melhores colaboradores procuram muito antes de aceitar uma posição em uma empresa. Sites como o Glassdoor, redes sociais como o LinkedIn e o contato slide the city natural com colegas, facilitam muito na hora de recolher feedback sobre as organizações. Os benefícios são um dos fatores mais importantes.