A importância de agradar seus funcionários com benefícios flexíveis

Você já ouviu falar em benefícios flexíveis? Afinal, atrair os melhores talentos para sua organização nunca foi tão difícil. O mercado está cada vez mais competitivo e os colaboradores estão cada vez mais cientes do seu valor para as organizações. Ou seja, o trabalho das empresas é entregar os melhores benefícios possíveis para atrair os melhores colaboradores.

Então, continue lendo este post e entenda porquê é tão importante agradar os funcionários com benefícios flexíveis.

Imagine que sua empresa ofereça os benefícios mais básicos, como vale alimentação, refeição, auxílio-creche e plano de saúde. Agora, vamos analisar cada um desses benefícios de acordo com a situação dos funcionários.

Nem todos os benefícios são valiosos para todos os colaboradores. Por exemplo, para um funcionário que não tem filhos, o auxílio-creche é completamente inútil. Já um casado, que já está no plano de saúde do parceiro, não precisa de um novo. Percebeu como isso pode ser um problema?

As empresas têm a missão de reconhecer e celebrar a individualidade de cada colaborador e a adoção de benefícios flexíveis é uma forma de fazê-lo. Os pacotes personalizados viabilizam o reconhecimento das necessidades individuais e o modelo é muito fácil de ser implementado.

Basicamente, as empresas definem uma verba para cada colaborador, de acordo com a sua faixa salarial, permitindo que ele escolha as opções que são mais interessantes para ele.

Os benefícios flexíveis ajudam tanto o funcionário quanto a empresa

Do ponto de vista do funcionário, esse sistema é extremamente interessante. A flexibilidade permite ter um sistema que seja totalmente voltado para a necessidade de consumo dele. Ou seja, sua vida é muito mais fácil e a remuneração é muito mais valiosa.

Essa vantagem leva a diversas consequências positivas. O colaborador se sente mais valorizado, além de ter sua individualidade celebrada. Ou seja, ele se sente importante para a empresa como pessoa.

O resultado é um aumento no senso de pertencimento. Afinal, se a empresa se preocupa com ele dessa forma, naturalmente o colaborador também se preocupa com a empresa. Logo, a motivação é ainda mais alta.

Além disso, existe a questão da produtividade, que está diretamente ligada à motivação. E se o colaborador escolhe benefícios que têm relação com as suas necessidades, isso fica claro no seu desempenho.

Para a empresa, os resultados também são claros. Além do aumento da motivação e da produtividade, que evidentemente são ótimos para a organização, também existe uma diminuição no turnover.

alta rotatividade de funcionários é um enorme problema para as organizações, que precisam gastar tempo e dinheiro em treinamento, sem falar no custo “invisível” do entrosamento.

Por fim, além de reter os melhores funcionários, esse sistema também ajuda a atrair os maiores talentos. Hoje em dia, os melhores colaboradores procuram muito antes de aceitar uma posição em uma empresa. Sites como o Glassdoor, redes sociais como o LinkedIn e o contato natural com colegas, facilitam muito na hora de recolher feedback sobre as organizações. Os benefícios são um dos fatores mais importantes.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Últimas postagens