Como atrair e reter talentos

Qualquer gestor tem como foco trazer resultados e atingir as metas estabelecidas pela empresa e, para fazê-lo, ele sabe que é preciso ter uma boa equipe. Mas quais os aspectos necessários para ter um bom time? A lista pode variar de acordo com a área, mas alguns aspectos são comuns a todas: ter pessoas qualificadas e motivadas ocupando as funções certas em um ambiente de trabalho saudável.

Há muito tempo que a atratividade de talentos é um grande desafio para as empresas e tem se tornado ainda maior depois da pandemia, quando os profissionais passaram a valorizar outros aspectos oferecidos por uma empresa.

Mas como atrair e, principalmente, manter os talentos? Separamos aqui alguns pontos importantes que devem estar sempre no radar da área de Recursos Humanos.


Recrutamento e seleção

O primeiro passo é trabalhar a divulgação da vaga, com uma descrição clara das atividades a serem desempenhadas e os requisitos de conhecimento necessários. Além disso, adotar etapas com entrevistas também ajuda a conhecer o candidato e ele entender a empresa e seus valores. Se puder ter diferentes pessoas entrevistando o candidato, essa interação fica ainda mais rica!


Bom clima organizacional

Um importante aspecto na retenção de talentos é disponibilizar um bom clima organizacional que envolve diversos aspectos, como disponibilizar as ferramentas adequadas para o desenvolvimento do trabalho e metas tangíveis, além de um ambiente limpo, organizado e que atenda às exigências ergonômicas.

Promover uma comunicação clara e respeitosa incentivando o diálogo e a participação para expor ideias também é fundamental e contribui para um bom clima organizacional.


Plano de Carreira

Para evitar um alto turn over nas empresas, é preciso mostrar aos colaboradores a possibilidade de crescimento. Uma ação interessante para isso é construir um plano de carreira.  Dessa forma os talentos sabem que existem oportunidades reais dentro da empresa e podem negar eventuais ofertas de emprego de outros lugares.

Saber que podem crescer é um poderoso ingrediente para a motivação e, consequentemente, produtividade shark fun run.


Ofereça benefícios realmente bons

Segundo uma pesquisa da Robert Half, 71% dos profissionais empregados dizem levar em consideração os benefícios ofertados. Ao montar um conjunto de benefícios corporativos, o empregador precisa levar em consideração que as expectativas dos profissionais não são mais as mesmas, especialmente após da pandemia, e que novos aspetos precisam ser levados em consideração.

Pensando nessas expectativas de se ter mais qualidade de vida, os benefícios flexíveis são a resposta. Carteiras alimentação, refeição, bem-estar, cultura, educação, mobilidade… tudo em um único cartão.

Aqui na Bee Vale, o RH define quais carteiras oferecer e consegue adaptar seu programa de benefícios de forma rápida, mostrando ao time o valor que ele tem.

Compartilhe esse post

Últimas postagens