A pandemia da covid-19 obrigou empresas a se readaptarem ao dia a dia dos negócios de forma ágil e tomar medidas de precaução para que não fossem tão prejudicadas em meio à crise econômica que surgiu.
Diversos setores precisaram se readequar à nova rotina para que não houvesse tantos prejuízos e conseguissem levar os negócios adiante mesmo perante as incertezas do mercado. E com o setor de RH isso não foi diferente.
A área de Recursos Humanos tem enfrentado vários desafios durante a pandemia. Sendo ele um dos principais setores internos das empresas, responsável pelo gerenciamento de pessoas, ele é um dos pilares que ajuda a sustentar a empresa e seus negócios.
Entre algumas das adaptabilidades que o setor precisou enfrentar (e ainda enfrenta) durante a pandemia, é o trabalho home office. O isolamento social fez com que empresas mandassem seus colaboradores trabalharem e manterem as reuniões do serviço em casa.
Com isso, precisou haver uma nova forma de monitoramento dos serviços prestados pelos colaboradores e sua jornada de trabalho. A maneira emergencial como isso precisou ser adaptado fez gestores encontrarem novos meios para definir a metodologia de trabalho e superar as barreiras impostas pelo distanciamento social.
Outro ponto importante que necessitou ser adaptado em razão da distância dos colaboradores foi trabalhar a proximidade a fim de criar um ambiente organizacional adequado, mantendo o engajamento e a motivação de todos.
Uma dificuldade muito recorrente durante o tempo da pandemia no setor de RH foi a preocupação com a saúde mental dos funcionários. Em tempos de inconstância no mercado de trabalho, preocupando-se em manter o emprego e garantir seu salário, eles também precisavam se preocupar com a doença.
Muitas empresas tomaram medidas para que pudessem garantir a saúde mental e financeira o time, buscando deixá-los a par das ações tomadas pela empresa para contornar a crise e buscar por profissionais da área de psicologia para ajudar aqueles que precisavam de mais apoio.
Os desafios da área de Recursos Humanos
Nesse momento delicado é importante que as empresas façam uma gestão de crise para que se organizem e consigam reagir de forma correta perante as mais diversas situações da melhor forma possível. Para tanto, a área de bungee run gonfiabile Recursos Humanos tem papel fundamental.
Além disso, o RH pode lançar mão de algumas ferramentas para ajudar nas situações de forma a fortalecer a empresa em meio a essa crise:
• Desenvolver estratégias para ajudar a passar a confiança para os colaboradores tranquilizando-os quanto aos métodos de trabalho e ações da empresa.
• Durante a crise vivida no mercado de trabalho, decisões difíceis podem ser tomadas. É necessário saber dialogar, explicar e dar o suporte necessário aos colaboradores e líderes.
• A gestão digital feita pelo RH para o recrutamento de novos funcionários pode ajudá-los a passar por essa fase de um jeito menos estressante ao poder se manter em casa, sem prejudicar sua imagem perante à empresa. Além disso, demais serviços de RH, como folha de pagamento e controle de ponto, também podem ser adotados de forma digital. • Adotar o modelo de benefícios flexíveis ajuda na gestão dos recursos e aumenta a satisfação e retenção dos colaboradores neste momento. Muitos têm visto a necessidade de um auxílio home office, por exemplo.