Dicas para reduzir o turnover da sua empresa

O turnover diz respeito a rotatividade de colaboradores dentro de uma empresa. Isso significa quantas pessoas são admitidas e demitidas ou pedem demissão em um determinado espaço de tempo. Se existe uma alta rotatividade de pessoas e a cada semana tem um atendente diferente na recepção, há algo errado. O alto índice de rotatividade não é positivo para a empresa que tem gastos com contratação de novos colaboradores, treinamento e fica com a imagem comprometida perante seus clientes.

O que é turnover?

O turnover é um índice que calcula a rotatividade de funcionários. Para realizar o cálculo do índice de turnover basta dividir o número de colaboradores admitidos pelo total de colaboradores demitidos no mesmo período, o resultado multiplica-se por 100.

Na prática, considerando que uma empresa empregou em um ano 700 colaboradores e desligou 70, a rotatividade foi de 10%. Conforme o cálculo 700/70= 0,1 x 100 = 10.

Geralmente o percentual ideal fica em torno de 5%. Ou seja, nesse exemplo dado o índice de turnover está alto. É necessário adotar algumas estratégias para diminuir a rotatividade dos colaborares.

1. Recrutamento e seleção assertivo

Um processo de recrutamento e seleção assertivo ajuda a encontrar os perfis de colaboradores mais adequados para preencher as vagas na empresa. Tudo começa definindo o perfil desejado, passando a escrever um anúncio de vaga que atenda aos requisitos para o preenchimento adequado do cargo.

No momento de selecionar, nada de ter pressa. É preferível aguardar e selecionar criteriosamente os candidatos que farão a entrevista ou passarão para outras etapas de seleção.

É importante conhecer o candidato um pouco mais, entender seus valores e princípios e verificar se atendem aos da empresa. Avaliações psicológicas e testes comportamentais auxiliam no conhecimento do candidato.

2. Clima organizacional

Um ambiente agradável é importante para o bem-estar das pessoas que trabalham na empresa. O que favorece um ambiente agradável e um bom clima organizacional são os valores da empresa e as dinâmicas de trabalho. Incentive o diálogo interno entre gestores e equipe, sempre esclareça mal-entendidos parco a tema gonfiabile, promova atitudes que auxiliem o bem-estar e saúde dos colaboradores, não negligencie os momentos de confraternização ou datas comemorativas.

3. Feedback

Colaboradores e empresa devem ter uma boa comunicação. Sendo assim, é importante o gestor dar feedback aos colaboradores. O feedback deixa as relações mais transparentes, o colaborador consegue saber o que o gestor espera dele, quais são as metas a cumprir e como anda seu desempenho.

Manter uma cultura de feedback ajuda a compreender motivos do alto índice de rotatividade e o que poder ser feito para melhorá-lo.

4. Reconhecimento

Quem realiza um bom trabalho gosta de ser reconhecido. Portanto, é importante reconhecer o desempenho dos colaboradores. Que tal implantar uma política de feedback ou sistemas de recompensa? Assim, com padrões definidos fica mais fácil saber o que fazer quando um colaborador tem bom desempenho. Muitas vezes um elogio pode fazer uma grande diferença. Entretanto, algumas vezes é preciso ir além, ainda mais se o colaborador temui mais anos na empresa, terá de oferecer bonificações ou outros benefícios.

Compartilhe esse post

Últimas postagens

Cinco Tendências de RH para 2024

Este ano está representando uma transformação nas práticas de Recursos Humanos. Com o mercado de trabalho em constante transformação e as expectativas dos colaboradores mudando rapidamente, é crucial que as empresas acompanhem as tendências emergentes.
A Bee Vale está sempre atenta a tudo que acontece no mercado de trabalho, principalmente nas principais tendências que envolvem o RH, pensando no melhor para as empresas e seus colaboradores.

Leia mais »

Nova identidade visual da Bee Vale

A Bee Vale está em uma nova fase, com uma identidade visual moderna e alinhada aos seus objetivos. A empresa continua focada em oferecer serviços de alto nível, com facilidade e tecnologia.

Leia mais »