Em tempos de grandes desafios no mercado de trabalho, uma das principais medidas que as empresas devem tomar é criar alternativas para manter os colaboradores motivados.

Nem sempre salários altos são o que retêm os profissionais talentosos em uma empresa. Um ambiente de trabalho saudável, confortável e a forma como os líderes incentivam os funcionários tem um peso muito mais decisivo.

Por isso, é fundamental encontrar alguns caminhos para que uma equipe não apenas apresente resultados, mas também se sinta engajada em fazer o seu melhor. Quer saber como motivar seus funcionários? Confira as dicas que preparamos a seguir!

1 – Elogie sempre que possível

Todo ser humano precisa de estímulos constantes para se manter determinado em alcançar metas. Por isso, um dos papéis dos líderes de empresas é ter sensibilidade suficiente para reconhecer quando algo é feito com efetividade.

Sendo assim, durante as reuniões, procure elogiar os funcionários sempre que for possível, pois essa é a forma mais rápida de gerar entusiasmo e, consequentemente, manter todos engajados.

Além disso, é sempre importante dar um propósito à equipe para que eles reconheçam o quanto o papel deles dentro da empresa é essencial para o crescimento e sucesso de todos.

2 – Dê atenção à saúde emocional dos colaboradores

Outro fator importante que deve ser encarado como prioridade para motivar seus funcionários é oferecer suporte para a saúde mental e física dos colaboradores.

Ainda mais em tempos difíceis pelos quais estão passando, investir em apoio psicológico ou oferecer uma assistência para que cada funcionário tenha acesso a um acolhimento, mostra o cuidado que a empresa tem com toda equipe.

Dependendo do número de funcionários, vale a pena avaliar o investimento em um profissional da área de saúde mental que fique alocado entendendo de forma individualizada e em grupo.

3 – Ofereça planos de carreira

Um dos fatores que desmotiva os funcionários é quando a empresa não oferece um plano de carreira para que cada um, mesmo dentro de sua área, possa crescer dentro da empresa.

Quando os funcionários tem certeza que podem, com o tempo, angariar novos cargos, eles se sentem mais confiantes para continuar na organização.

4 – Tenha uma lista de benefícios para oferecer

Aliado ao plano de carreira, a retenção de talentos também se dá através dos benefícios que as empresas estão dispostas a oferecer, como plano de saúde, vale alimentação, vale refeição, plano odontológico, transporte, auxílio combustível, vale cultura, entre outros.

Pesquisas apontam que um dos fatores que mais são avaliados pelos trabalhadores na hora de se candidatar e se manter em uma vaga de emprego são os benefícios flexíveis.

5 – Dê suporte para a capacitação constante

Promover e estimular o desenvolvimento do profissional é mais uma forma de mantê-los motivados. A estagnação é prejudicial tanto para a empresa como para o colaborador e, por isso, é preciso ver a educação como investimento e não como custo para o negócio.

Convidar especialistas para dar palestras, fazer seminários e fechar planos com instituições de ensino são excelentes alternativas para manter uma boa equipe.

A Bee Vale é uma startup que atua no mercado de pagamento de benefícios flexíveis, oferecendo vale-alimentação, refeição, combustível, transportes, entre outros.

Agora, conta pra gente quais essas dicas você pretende implementar em sua empresa? Se você busca benefícios para oferecer aos seus colaboradores, converse agora mesmo com nossa equipe.