Vale-alimentação: as vantagens de oferecer esse benefício aos seus colaboradores

Os benefícios corporativos oferecidos pelas empresas são cada vez mais valorizados pelos colaboradores e candidatos às vagas. Complementar ao salário, eles têm ainda um peso significativo para retenção e atração de talentos, reduzindo as taxas de turn over que sempre geram custos para as empresas.

Vale-refeição ou vale-alimentação: que tal os dois?

Sempre que falamos sobre benefícios surgem algumas dúvidas, mas é importante entender que vale-alimentação é um benefício não obrigatório oferecido pelas empresas. Ou seja, diferente do que acontece com o vale-transporte, exigido por lei, o vale-alimentação é uma opção da empresa.

No entanto, é preciso verificar se existe algum acordo individual ou coletivo com sindicatos que obrigue uma empresa a conceder tal benefício. De qualquer maneira, na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), essa obrigação não existe.


O que é vale-alimentação

Diferente do vale-refeição, que tem o propósito de garantir que o colaborador tenha uma refeição durante sua carga horária de trabalho, o vale-alimentação é um valor extra que permite que o colaborador compre alimentos.

Ele pode ser utilizado em hortifrutis, açougues, supermercados e qualquer outro estabelecimento de alimentação. Na prática, esse benefício acaba se estendendo para toda a sua família.


Quanto disponibilizar em vale-alimentação?

É recomendável que o RH faça uma pesquisa para entender o custo médio da cesta básica na região para que atenda às necessidades de compra do colaborador, mas que obviamente não vá impactar o caixa da empresa. De qualquer maneira, o valor do vale-alimentação tem um percentual limite do salário do colaborador e ele deve ser respeitado piscina gonfiabile e scivolo.


Vantagens

Dentre as diversas vantagens que a adoção do vale-alimentação pode trazer para a empresa e seus colaboradores, podemos destacar como principais:

  1. Satisfação do colaborador, acarretando maior produtividade
  2. Diminuição do turn over
  3. Mais atratividade para o recrutamento de novos colaboradores
  4. Melhoria no clima organizacional
  5. Possibilidade de proporcionar uma alimentação mais saudável
  6. Para times em modelo de trabalho home office ou híbrido – ou seja, alguns dias trabalhando de casa e outros na empresa – o vale-alimentação é a benefício ideal para esses casos

Ficou na dúvida? Entre em contato  com a Bee Vale que podemos ajudá-lo a compor o melhor mix de benefícios para seus colaboradores.


Compartilhe esse post

Últimas postagens